terça-feira, 9 de junho de 2009

O Outubro Azul (Àgua)


No dia 31 de outubro finalizou-se o Outubro Azul, como é denominado esse mês de atividades realizadas em diversas partes do mundo, em defesa do direito humano à água. Nesse marco, REDES-Amigos da Terra, Uruguai (REDES-AT), apresenta um mapa interativo e didático das corporações transnacionais da água na América Latina.

O novo instrumento situa as diversas empresas geograficamente e oferece informação sobre suas subsidiárias nacionais e internacionais, suas operações em cada zona, seus sócios, as instituições financeiras internacionais que as apóiam, entre outras coisas.

A privatização da água é o principal impedimento para que seja respeitado o direito humano ao recurso defende o investigador canadense Tony Clarke. A privatização dos serviços de água e saneamento é a forma mais reconhecida de privatização desse recurso natural. No entanto, a apropriação por parte das empresas dos territórios onde se encontram as fontes de água e o engarrafamento do líquido vital são somente outras duas formas de privatização do recurso hídrico.


Grupo ;Hélio e Otavio

Nenhum comentário:

Postar um comentário