terça-feira, 9 de junho de 2009

A população dos E.U.A hoje


Uma superpotência é um estado com a capacidade de influir em eventos em escala mundial; é considerado um mais alto nível de potênca do que uma Grande potência.
Desde as Primeiras grandes civilizações que se pode falar em superpotências, Egipto, Império Romano, Império Árabe. Mas as superpotências que se fazem notar com maior relevância na sociedade atual são as que surgiram depois do século XV. Sendo que algumas delas ainda hoje existem.
Assim a primeira grande superpotência foi Portugal, que durante cerca de duzentos anos foi o mais rico e poderoso país do mundo, tendo o controlo naval do Atlântico e o controlo comercial de todo o mundo. Após a perda de influência do Império Português, a Espanha e a Holanda tiveram durante um século a supremacia mundial. No século XVIII surgiu como superpotência a França que mais tarde se batia com o Império Britânico pelo estatuto até o início do século XX.
O termo foi aplicado primeiramente em 1943 à União Soviética, os Estados Unidos, e ao Império Britânico. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Império Britânico foi gradualmente descentralizado e desmantelado e a União Soviética e os Estados Unidos foram considerados como as duas únicas superpotências, logo rivalizaram-se na Guerra Fria.
Atualmente, a crença mais comum entre o jornalismo dominante e o mundo da academia considera que só os Estados Unidos da América cumpre os critérios a ser considerados uma superpotência. Às vezes, considerando a natureza unipolar do mundo, é descrito como uma hiperpotência.
Brasil, Rússia, Índia e China (os BRICs) parecem ter o maior potencial entre todas as outras nações de conquistar a posição de superpotência ou próxima de superpotência dentro do século XXI e muitas vezes são denominadas como superpotências emergentes.
A União Européia tem o poder econômico sobre o mundo como os Estados Unidos, mas não possui poder militar comparável. Como isso alguns consideram que apesar de não ser politicamente unificado, pode ser uma superpotência emergente ou já uma superpotência existente, dependendo do ponto de vista.
Os outros, contudo, duvidam da existência de outras superpotências, afirmando que o complexo mercado global de hoje e a interdependência crescente entre as nações do mundo fizeram do conceito de uma superpotência uma idéia do passado e que o mundo é multipolar agora.
joão pedro e cicero

Nenhum comentário:

Postar um comentário