terça-feira, 2 de junho de 2009

IDIOMAS



O Cone Sul, que é formado pela Argentina, Chile, Uruguai e região Centro-Sul do Brasil. É o pólo industrial latino-americano. É o centro mais evoluído economicamente do sub-continente, tendo como principais heranças étnicas a portuguesa, a espanhola, a italiana e a alemã.
A região do
Chaco boliviano que também engloba o Paraguai é uma região de agropecuária extensiva. Nos aspectos culturais o Pantanal Mato Grossense também se insere neste contexto. É uma região que tem muitas interações com a cultura sertaneja brasileira, em especial o Paraguai. Canções como Índia e Galopeira tem elementos musicais de fusão dos estilos caipiras brasileiros com a polca e o guarânico paraguaios.

Imagem de satélite da América Latina destacando os diferentes países da região.
O conjunto
Andino, onde atividades agrícolas formam a maior fonte de divisas e é forte a presença indígena nativa. Celeiro da Nação Inca, que enche o folclore da região de elementos pré-colombianos. A força da música regional se impõe aos ritmos e estilos internacionais e existe até mesmo na moda, uma resistência bastante nítida de culturas ancestrais.
A
Amazônia é região que compreende o norte do Brasil e partes de Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru. A região mais rica em termos de culturas locais ainda não colonizadas. Mas, a miscigenação dos homens brancos com os nativos deu origem e uma cultura que tem recebido diversas denominações ao longo da história: ribeirinha, amazonense, cabocla. Esta última é a mais difundida atualmente. A identidade cabocla se define pelo homem que vive da selva, seja ele índio, seringueiro, pescador ou caçador. É o homem que precisa da selva de para continuar sobrevivendo. Por esta causa, o estilo de vida caboclo é estimulado a resistir à ocupação predatória da região. O líder Chico Mendes é um dos principais ícones de auto-afirmação desta cultura.
O
Nordeste brasileiro pode ser considerado, em parte, como ligado ao sertão, mas há inúmeras características regionais que o tornam diferente de qualquer outra parte do conjunto latino-americano. Especialmente a região conhecida como Agreste e Zona da Mata. Ali, elementos africanos, indígenas e europeus se fundem e ganham aspectos locais de forte influência da estética barroca, tanto nas inúmeras variedades musicais, quanto na literatura popular e na tradição oral do povo. É uma região pobre, contudo há ilhas de desenvolvimento nas capitais. Interessante ressaltar que o Estado da Bahia, tem aspectos em comum com o restante do Nordeste, mas pode ser considerada uma região particular dentro do Brasil.
Na região das
Guianas, os povos ibéricos não foram predominantes nas colonização. As influências variam do neerlandês, inglês, francês ao indiano, mas também há a influência hispânica na Guaiana e lusitana no Amapá, além de elementos de indígenas amazônicos.
Norte da
Venezuela e Antilhas: estas formam um conjunto marcado pelo mambo e por uma inestimável riqueza de culturas. A Venezuela é a mais européias das nações que formam este conjunto que merece ser destacado dos demais por sua pequena separação geográfica do restante do continente.
Istmo Central, ou América Central é o nome atribuído aos países localizados entre o México e a Colômbia. A região mais violentada pela política externa norte-americana até o fim do século XX. Ditaduras apoiadas pelos
Estados Unidos esmagaram as economias locais por décadas. Apesar de ser região basicamente agrícola, os EUA precisavam dela para obter produtos agrícolas tropicais tais como banana, laranja, café e outros. Culturalmente é a região dos maias, o México influencia diretamente a cultura local.
México: A identidade mexicana é marcada pela imposição de alguns costumes espanhóis a elementos Astecas. De fato, durante a ocupação napoleônica na Espanha, muitos nobres se refugiaram no México e os principais assuntos relativos à Coroa Espanhola eram tratados neste país. O povo que habita o norte do país tem maior ascendência indígena do que sul, de maior presença européia.
Caribe Anglo-Saxão: De forte influência africana e britânica, constituem este conjunto ilhas como a
Jamaica e outras ilhas de domínio histórico britânico como as Bahamas.
leticia e beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário